Este site usa cookies para lhes proporcionar a melhor experiência possível. Informações dos cookies são salvas no seu navegador e tem funções como reconhecimento de quando você retorna para nosso site e ajuda nosso time a entender quais as seções do site você acha mais interessante e útil.
ROSCA INGLESA – BSP
(BRITISH STANDARD PIPE THREAD)
B.S. n.° 21 – 1957 WHITWORTH=55°
TIPOS DE ROSCA BSP
Nota:
Pode-se rosquear o Macho BSPT na Fêmea BSPP, entretanto, recomenda-se o uso de vedante (ex.: fita ptfe) em todas as combinações da rosca BSP.
ROSCA AMERICANA – NPT
(AMERICAN NATIONAL STANDARD TAPER PIPE THREAD)
ANSI – B2.1 – 1945 BRIGGS = 60°
Notas:
1. Dimensões em polegadas;
.
ROSCA AMERICANA – NPTF
(AMERICAN NATIONAL STANDARD PIPE THREAD TAPERED – DRYSEAL)
Rosca NPT
As roscas NPTs, quando unidas sem um selante, deixam um espaço em forma de espiral na junção da crista e da raíz. Para vedar contra fluídos pressurizados, as roscas NPT precisam serem seladas com algum vedante (ex.: Fita PTFE).
.
Rosca NPTF – Contato entre a crista e raíz
As roscas NPTF, quando unidas, não deixam esse espaço em forma de espiral na junção da crista e da raíz. Isto ocorre porque elas tem truncagem controlada da crista e da raíz, garantindo contato metal-metal.
.
Rosca NPTF – Contato entre a crista e a raíz e entre os flancos
Também pode se obter contato metal-metal dos flacos, para isso basta aplanar a crista. Neste ponto consegue-se teoricamente a vedação perfeita. Mas devido a possíveis imperfeições, recomenda-se sempre o uso de algum vedante quando se quer selar contra flúidos altamente pressurizados.
.