A linha completa de Conexões de ferro maleável é utilizada na condução de líquidos, gases e vapores, para uso residencial, predial e industrial. Essas conexões, com roscas BSP e NPT, são produzidas com diversos acabamentos de superfície e em conformidade com as normas nacionais e internacionais. Além de ocuparem posição de liderança no mercado brasileiro, são exportadas para todos os continentes, garantindo aplicações duradouras nas mais diversas condições de uso.

As roscas, de um modo geral, são utilizadas para definir e garantir o encaixe de dois materiais em um movimento helicoidal. Ela é formada por um conjunto de filetes que ficam em torno de uma superfície cilíndrica. A partir disso, cada rosca tem sua própria anatomia e características.

As roscas NPT e BSP são, geralmente, utilizadas em tubulações.

Diferenças entre rosca NPT e BSP

Sendo uma rosca cônica, a NPT é, na maioria das vezes, usada em conexões de tubulações de gás industrial e água. Sendo muito popular nos EUA e Canadá, ela foi criada para funcionar de acordo com o “princípio do arredondamento”, conforme a conexão vai sendo realizada, seu diâmetro aumenta respectivamente até a vedação ter sido completada e assim, travar.

A sigla NPT vem de uma norma americana conhecida como national pipe thread, traduzida como “rosca de tubo nacional”. NPT é uma norma específica para roscas. A rosca NPT é especificada pelas normas ANSI B1.20.1 e NBR 12912 (igual a ANSI).

Já a rosca BSP, ao contrário da NPT, é paralela. O que significa que ela pode ser rosqueada até o fim. A rosca BSP é mais utilizada (e recomendada) em instalações residenciais. Sua sigla é a abreviação de British standard pipe.

As normas para rosca BSP são: ISO 7/1; NBR ISO 7.1 (que substituiu a NBR 6414). EN 10226 (DIN EN 10226 é a versão em alemão da EN 10226, que substituiu a DIN 2999); BS 21; BS EN 10226 e JIS B 0203.

Menu
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 olá, como podemos lhe auxiliar?