Eliminadores de Ar para Vapor

Como o Ar Quente é Removido do Vapor

Eliminadores de ar do tipo pressão balanceada são usualmente recomendados para a remoção de ar em sistemas a vapor. Existem também os eliminadores de ar do tipo bimetal, mas esses não são recomendados para remover ar quente de sistemas a vapor porque a temperatura de abertura da válvula é mais ou menos fixa. Isso é diferente da válvula dos eliminadores do tipo de pressão balanceada, que abre à temperatura a um certo número de graus mais baixa que a temperatura de saturação do vapor. O ar quente é desta forma descarregado o tempo todo independentemente de flutuações na pressão de vapor.

Eliminadores de Ar (Elemento X) do Tipo de Pressão Balanceada

Gráfico dos Eliminadores de Ar (Elemento X) do Tipo Pressão Balanceada

Eliminadores de Ar para Vapor

Os eliminadores de ar do tipo de pressão balanceada se dispõe de um elemento que usualmente contém uma mistura à base de álcool. A mistura tem sido cuidadosamente selecionada para ferver a uma temperatura específica abaixo do ponto de ebulição de água. Quando a temperatura se aproxima do ponto de ebulição de água a qualquer pressão, a mistura começa a ferver, o que gera uma pressão de vapor dentro do elemento causando sua expansão, empurrando a válvula contra a sua sede e fechando o eliminador de ar. Este tipo de mecanismo reage rapidamente às diferenças na temperatura, eliminando virtualmente os sopros de vapor.

 

Mecanismo do Elemento X

Eliminadores de Ar para Vapor

O elemento X é uma válvula multi-diafragma preenchida por um termolíquido, que abre e fecha à uma temperatura abaixo do ponto de ebulição de água, permitindo a descarga de ar ou outros gases não condensáveis.

 

Operação de Eliminador de Ar para Vapor (LA21)

No momento de partida do equipamento, a válvula do elemento X está na posição aberta e grande quantidade de ar é descarregada rapidamente, reduzindo significativamente desta forma o tempo necessário para o vapor fluir para o interior do equipamento. Quando começa o influxo de vapor, a válvula do elemento X se fecha imediatamente. A válvula permanece fechada enquanto a temperatura estiver ao redor ou próximo da temperatura de saturação. Como o ingresso de ar causa a queda de temperatura, a válvula se abre novamente e o ar é rapidamente descarregado.

A remoção de ar quente e outros gases em equipamentos é tão importante durante a operação como na partida. Por exemplo, dióxido de carbono ou outros gases não condensáveis podem ser gerados enquanto o equipamento opera normalmente, devido ao tratamento insuficiente da água de alimentação da caldeira. Também o ar, no interior do equipamento pode ser aquecido pelo vapor a altas temperaturas e interferir na transferência de calor. Se o ar / gases não condensáveis não forem completamente removidos, a eficiência do processo a vapor pode ser severamente prejudicada. A eliminação de ar deve ser assegurada completamente desde a partida e durante a operação regular.

Os eliminadores de ar são particularmente importantes quando a configuração do equipamento causa acumulo de ar quando a capacidade de função do eliminador de ar de um purgador de vapor é isuficiente, isto é, usualmente durante a partida. Quando for selecionar um eliminador de ar para vapor, o do tipo pressão balanceada é mais recomendado que o tipo bimetal e pode ser instalado em áreas de coleção onde o ar será empurrado na partida.

Menu
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 olá, como podemos lhe auxiliar?